sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Inflação

CONCEITO Caracteriza-se por um aumento contínuo e generalizado no nível geral depreços - em conseqüência, provoca uma perda do poder aquisitivo da moeda.

Aumento generalizado - o movimentos inflacionário tem que representar elevações na maior parte dos bens e serviços produzidos pela economia; assim, um eventual aumento do preço de um determinado bem não representa, por si só, um fato suficientemente relevante para caracterizar uma economia inflacionária.

Aumento contínuo dos preços durante um período de tempo. Essa continuidade é representada por aumentos sucessivos nos preços. Se houve inflação em um semestre e no próximo semestre houver deflação, essa economia não pode ser considerada inflacionária.

  1. É um fenômeno econômico de natureza monetária - então excesso de moeda em circulação contribui para elevar a inflação, através de mecanismos que iremos analisar a seguir.

  2. Representa um conflito distributivo existente na economia - Enquanto os sindicatos lutam por melhores salários, as empresas repassam esses aumentao aos produtos, gerando mais inflação

A inflação é um dos problemas macroeconômicos que mais preocupam o Governo, uma vez que este fenômeno produz efeitos nocivos, que são sentidos pela população em geral.

  1. Efeitos Sobre a Distribuição de Renda
  2. Efeitos Sobre o Pagamento de Impostos
  3. Efeitos Sbore o Pagamento de Empréstimos
  4. Efeitos Sobre as Transações no Mercado Financeiro
  5. Efeitos Sobre o Balanço de Pagamento
  6. Efeitos Sobre as Expectativas dos Agentes Econômicos

0 comentários: